Campeonato da Europa de Triatlo Longo 2010 - A Prova
Porto Runners no Campeonato da Europa de Triatlo Longo
Alguns triatletas da velha guarda do Porto Runners (Susana, Telmo, Rui e Pedro Lopes) decidiram participar num novo e grande desafio - Campeonato Europeu de Triatlo Longo (4kms natação, 120kms ciclismo e 30kms corrida). Depois de muitas horas a nadar, pedalar e correr, experimentando todas as condições atmosféricas de um inverno bastante rigoroso, eis que chegou a altura de pôr à prova todos os esforços de vários meses de dedicação. Sendo uma competição entre nações, todos os atletas portugueses tiveram de vestir o equipamento oficial da selecção, o que tornou a participação ainda mais especial.
Foi Vitória-Gasteiz (Espanha), uma cidade extraordinária, que acolheu a prova onde se reuniram mais de 200 atletas de 17 nacionalidades. Em pleno dia de S. João realizou-se a cerimónia de abertura do evento, na emblemática Plaza de la Virgen situada no coração da Cidade. O porta-estandarte da bandeira portuguesa foi o Pedro que assim representou Portugal e os seus 11 atletas no desfile inaugural.
25 de Junho foi dia de preparação do material para a prova - deixar sapatilhas junto ao Pavilhão Fernando Buesa e a bicicleta junto ao Lago do Parque Provincial de Landa, foram as tarefas a cumprir. Deixar tudo o que é preciso no lugar certo e em perfeitas condições é invariavelmente motivo de alguma preocupação. Apesar de alguns imprevistos com a bicicleta do Telmo, as verificações técnicas decorreram com normalidade. Depois de toda a logística tratada chegou a hora de jantar e tentar dormir o mais cedo possível.
No dia seguinte, pelas 5h da madrugada, o despertador foi implacável! Seguiu-se o pequeno-almoço improvisado nos quartos, viagem de 30 minutos de carro até ao centro de Vitória e nova viagem na camioneta oficial que conduziu todos os atletas até ao Lago. As partidas dos atletas foram desfasadas no tempo de acordo com os grupos de idade, assim às 9h25 o Rui foi o primeiro Porto Runners a começar a prova (escalão 30-34 anos), passados 5 minutos partiram o Telmo e o Pedro (35-39 anos) e por último (9h45), integrada no grupo das 26 mulheres participantes nos vários grupos de idade, foi a vez da Susana.
4km a nadar é uma ideia algo assustadora, mas com calma e força de vontade tudo se consegue! Para ajudar, o Lago era magnífico e a água quase cristalina, embora um pouco fresca. Descobrir as 4 bóias sinalizadoras, na única volta a realizar, foi um dos principais desafios, sobretudo para a Susana que partiu no último grupo e por isso nadou praticamente sempre sozinha.
Vencida a 1ª parte, chegou o momento de cumprir duas voltas de bicicleta, num total de 120km, em redor dos Parques “Salburua e Embalses del Zadorra” (zonas de interesse comunitário). As paisagens foram sempre deslumbrantes, com os Pirinéus no horizonte e passando por “Pueblos” muito típicos e bem conservados. Ao fim da 1ª volta passava-se junto ao Pavilhão Fernando Buesa, onde uma claque organizada e entusiasta de familiares da equipa Porto Runners (9 elementos) apoiava todos os portugueses presentes.
Já na hora em que o calor perde a vergonha e se faz sentir com toda a força, os triatletas completaram os 30km finais da corrida num trajecto definido em 3 voltas, dentro de um parque (parecido ao nosso Parque da Cidade) num circuito muito variado e agradável, atravessando o Pavilhão no final de cada volta. Neste segmento, em particular, sentiu-se o forte apoio da já referida claque portuguesa (espalhou-se por vários locais para um maior apoio), de todos os voluntários da organização, bem como de muitas outras pessoas locais que não deixavam de gritar pelo nosso nome (é a vantagem de termos colocado o nosso nome na frente do fato de competição).
É verdadeiramente emocionante a interacção das pessoas em situação de esforço. Nas provas longas de triatlo cada atleta compete em primeiro lugar consigo próprio e só depois com os outros, sempre de forma saudável, havendo lugar para o incentivo mútuo e solidariedade. O clima vivido antes, durante e depois deste tipo de provas é uma experiência deveras gratificante!
No final, para além da excelente prestação de todos os homens do Porto Runners com o 6º lugar do Telmo (35-39 anos), 11º do Rui (30-34 anos) e 23º do Pedro (35-39 anos), a Susana, de uma forma surpreendente, subiu ao 3º lugar do pódio (35-39 anos).
CONCLUSÃO:
Valeu a pena treinar! Vale a pena conviver e conhecer novos locais, culturas e formas de estar. Para toda a equipa Porto Runners o triatlo não se trata de uma mera oportunidade de “carimbar provas” e coleccionar T-shirts, é sim algo bem mais amplo - TRATA-SE DE UMA FILOSOFIA DE VIDA! Viva o triatlo! Viva o desporto!