• meia maratona do porto 2021 banner
  • maratona do porto 2021 banner
  • maratona de ny 2019 915

6ª Maratona do Porto - Isabel Lima

 

Image 

 

6ª Maratona do Porto  


(Crónica de Isabel Lima)

 

Image

 

 

Best of “11 meses no Porto Runners”  

 

Tudo começou há um ano atrás, na meia maratona da Sport Zone, um amigo lançou-me um desafio:

 

“- Para o ano, fazemos a Maratona?
Ao que eu respondi:
- Estás tolo, custou-me tanto fazer 21km, já viste o que era fazer mais 21km?”

 

Fiquei a pensar na questão, desde miúda que gosto de correr, sempre admirei os que nas provas seguiam as setas dos 42.195km… seria possível algum dia fazer uma distância destas?

Decidi arriscar…


Deixo aqui alguns textos que publiquei no meu blog (http://triorunners.blogspot.com/) ao longo destes 11 meses no clube. Não quero falar apenas da Maratona, porque ela só existe no fim de muita dedicação, muito esforço, mas também muito Prazer!

 

 

 

 

Sexta-feira, 3 de Abril de 2009

 

Certo dia, decidiu por fim, inscrever-se num clube de atletismo, para correr a maratona até ao fim...(Histórias de encantar)

 

 

Segunda-feira, 6 de Abril de 2009 

 

“…sem a menina dar por ela, estava no meio dos melhores atletas que alguma vez a cidade do Porto viu passar, mesmo à volta dela. 42,192Km? Fazem sem nunca se cansar, e normalmente num tempo espectacular! (Histórias de acordar)

 

 

Segunda-feira, 13 de Abril de 2009

 

Num fim-de-semana, muito "solarengo" à boa maneira do Porto, a menina encontrou-se com aqueles, que viriam a ser os parceiros das mais divertidas aventuras e assim...
sem mais nem menos, estava no meio deles, a correr como sempre sonhara, num grupo que nunca mais acabava...
(Quando o conto de fadas acabou)

 

 

Terça-feira, 14  de Abril de 2009

 

“Um mero contratempo...
não será sempre assim,
Todos os atletas sofrem,
Quando a maratona é o seu "fim"!”
(A dura realidade…)

 

 

Quinta-feira, 13 de Agosto de 2009

 

“Caros, é agora ou nunca, chegou a altura de iniciar o processo "Kms nas pernas"...
O objectivo serão os 42,195 km a percorrer na linda cidade do Porto, depois disso o descanso merecido, um lugar no céu, quem sabe...”
(Agora a história vai ser outra)

 

 

Segunda-feira, 24 de Agosto de 2009

 

“Desta vez foi um recorde pessoal, correr 25km, quanto ao tempo, isso não interessa, importante foi chegar ao fim... ainda a correr!Como sempre, neste tipo de grupos em que as pessoas se juntam com um objectivo, treinar para não sofrer na Maratona, na competição individual e não só, por melhores tempos, a boa disposição é coisa que não falta, o que me deixa a pensar que no meio de todos, eu ainda estou na fase masoquista que todos passamos, que é a da felicidade pelo sofrimento que vem a seguir... vá-se lá entender isto?…O que não vos disse, foi a quantidade de vezes em que pensei em parar, que talvez fosse desmaiar... ou ainda que não tenho a mínima hipótese de fazer a Maratona, afinal de contas ainda faltavam uns 17kms...
Já nem sei com o que se corre 42.195km, se com as pernas, se com a cabeça...”
(Um novo recorde, no Porto…)

 

 

Quinta-feira, 5 de Novembro de 2009 

 

“Finalmente... chegou a hora!

Hoje é o último treino que faço…
Com a idade que tenho, já deveria saber, as coisas nunca correm como queremos e eu, não corri o que queria!
No Domingo verei o resultado de tantos meses de esforço, pessoal, familiar, até a saúde, foi sacrificada, será que vai valer a pena? ou será mesmo o fim?
… Boa sorte para todos, Domingo, lá estaremos!” (Será o fim?) 

 

 

Terça-feira, 14  de Novembro de 2009

 

A  MARATONA…

 

“ … Então é assim:
Depois de ter ouvido muitas dicas de muitas pessoas, decidi jogar pelo seguro e fazer tal e qual o que me tinham dito… Tudo sem excepção!

Às 9:00h da manhã de dia 8 de Novembro, comecei a correr, ritmo lento, para poupar energias para o fim. Ao cimo de Júlio Dinis, olhei para trás, ainda tenho a imagem dos milhares de atletas a subir a rua na cabeça, indescritível!


Dos meus amigos que correm, todos foram, ora aos 6km, ora aos 14km ora à Maratona, todos estavam lá. Também a família iria acompanhar a prova, tudo isto, foi melhor que muitos treinos e muitos abastecimentos, deram-me uma Energia Brutal!

A ideia era fazer 32km, como num treino que tinha feito, e o resto... a pé se fosse preciso! O que me levou a decidir ir, foi mesmo ser um exemplo para a minha Filha, quer corresse bem ou mal, seja lá o que isso for!

… depois na separação dos 14 – 42… olho para a minha frente e já não restavam muitos para os 42.195km. Na mesma assim estava muito motivada, o meu Garmim de km a km dava sinais de vida, conseguiu fazer mais barulho que o público, pelo menos o Português!

 

Não é para ser convencida, e quem me conhece sabe que não sou, mas não vi ninguém com um sorriso nos lábios como eu! Ia mesmo muito feliz, acho que saboreei km a km, como saboreio os pequenos prazeres da vida, aproveitei ao máximo os momentos bons!

 

Quando vi a subida do Ourigo, pensei, já aqui passei tantas vezes, parece que não sobe nada, mas custa como se fosse uma serra… lá a fiz…, no km 38, senti que estava a fazer mais esforço para correr ao mesmo ritmo, abrandei… aí custou um bocadinho, ao ponto de o sorriso desaparecer, por 3kms! Não posso dizer que sofri, porque não me senti sofrer, apenas um peso extra nas pernas

 

No fim, a minha recompensa, a felicidade na cara da minha Filha que me acompanhou até à meta!

 

… fiz 4h:09m sempre a correr, como muito Prazer!!!

 

 

Obrigada Porto Runners!

 

 

(Não foi o fim… se calhar o início…)